Maria Frô - ativismo é por aqui

Maria Frô header image 2

Higienismo fascista em Sampa: mendigos literamente serão desinfetados

junho 6th, 2010 by mariafro

Dia destes eu registrei uma cena em frente de casa e dizia que a exclusão em São Paulo já fazia parte da paisagem, tão naturalizada que estava.

Intuitivamente eu sabia que em São Paulo a população de moradores de rua havia aumentado. Dias depois saiu resultado da pesquisa FIPE: PRINCIPAIS RESULTADOS DO CENSO DA POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA DA CIDADE DE SÃO PAULO, 2009, veja aqui, aqui e aqui.

Hoje, via twitter fui ao blog Entreversões que publica notícia estarrecedora do Brasília Confidencial. Segundo a matéria entidades da capital paulista e até mesmo representantes do poder público resolveram voltar ao final do século XIX  e princípios do XX para lidar com o aumento de moradores de rua em São Paulo: vão recuperar as medidas higienistas!

Quando eu digo que a classe média conservadora de São Paulo está cada dia mais fascista, e que o poder público na cidade ou é ausente ou negligente ou autoritário ou tudo isso ao mesmo tempo agora, dizem-me que exagero.

Nem apelo cristão funciona com esta gente, só se for no estilo #poptv do padre Marcelo.

Blogueiros das proximidades de Santa Cecília fiquem atentos! Se não pudermos impedir, ao menos vamos registrar para denunciar. Isso não é mais caso de polícia  é ação para o Ministério Público!

Lojistas vão jogar desinfetante em moradores de rua

05/06/2010

Moradores de rua transformaram o espaço sob a Câmara Municipal numa maloca. Foto: Rivaldo Gomes

Moradores de rua transformaram o espaço sob a Câmara Municipal numa maloca. Foto: Rivaldo Gomes

VALÉRIO CAMPOS

O Conselho Comunitário de Segurança do centro de São Paulo decidiu, nesta semana, desencadear uma ofensiva contra a presença de moradores de rua na região. A ofensiva compreenderá, essencialmente, duas ações paralelas no bairro Santa Cecília.

Uma das providências, a ser adotada por moradores e comerciantes, pretende impedir que ONGs e restaurantes dêem comida aos pedintes. A outra providência combinada pelo Conselho Comunitário atribui aos comerciantes a tarefa de jogar desinfetante, a cada manhã, sobre os moradores de rua que dormem nas portas das lojas.

Essas decisões foram tomadas por representantes de moradores e comerciantes de Santa Cecília, da Polícia, da Subprefeitura da Sé, da Guarda Civil e da Santa Casa. De acordo com o presidente do Conselho Comunitário de Segurança, Jorge Rodrigues, “deveria haver um local que concentrasse todas as instituições que querem doar (comida aos moradores de rua). Isso não pode ser feito no meio da rua, sem higiene”.

Estratégia semelhante parece estar em uso perto do aeroporto de Congonhas. Muita gente estava acostumada a dormir sob o viaduto João Julião da Costa Aguiar. De uma hora para outra, caminhões despejaram enorme quantidade de terra no local. Não há nenhuma placa indicando alguma obra, mas a Prefeitura informa que estuda um projeto de paisagismo para o local.

A expulsão dos moradores que viviam embaixo do viaduto é aplaudida pela presidente do Conseg local, a professora Miriam Bock. Ela afirma que a zona sul de São Paulo precisa de ajuda, porque “o prefeito (Gilberto Kassab, do DEM) tem uma política de tirar os moradores de rua do centro e eles se espalham por aqui praticando pequenos furtos”.

Tags:   · · · · · · · · · · 15 Comments

Leave a Comment

Current ye@r *

15 responses so far ↓