Para expressar a liberdade

Maria Frô - ativismo é por aqui

Maria Frô header image 2

Rafinha Bastos intimado a depor na delegacia por suas piadas de apologia ao estupro

julho 20th, 2011 by mariafro

Em entrevista à revista “Rolling Stone Brasil” de maio deste ano, Rafinha Bastos, ‘humorista’ do CQC, declarou que a mulher vítima de estupro é feia e que quem cometeu o ato merecia um abraço.

O Ministério Público de São Paulo, pediu abertura de inquérito policial contra Rafinha Bastos. O ‘humorista’ foi intimado a depor no 14º Distrito Policial de São Paulo, em Pinheiros, no dia 5 de agosto. O inquérito apura os crimes de incitação e apologia ao estupro, ambos puníveis com prisão entre seis meses e um ano.

Segundo nota do UOL de hoje, na próxima quarta-feira, o responsável pela publicação da entrevista na “Rolling Stone Brasil” também deverá prestar esclarecimentos ao delegado doutor Manoel Adamuz Neto.

Atualização: Alexandra Peixoto neste comentário aqui lembra que há várias representações: uma da Ouvidoria da SEPM, outra da promotora de Justiça Valéria Diez Scarance Fernandes, coordenadora do Núcleo de Combate à Violência Doméstica e Familiar que acatou pedido da coordenadora do Núcleo Especializado de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher, da Defensoria Pública do Estado de São Paulo, Thais Helena Costa Nader.


Pixação feita durante a Marcha das Vadias, em São Paulo, na casa de stand up Comedians onde Rafinha Bastos é sócio com Danilo Gentili

MP pede investigação de humorista por piada sobre estupro

Do portal da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres

Data: 08/07/2011

O Ministério Público de São Paulo pediu abertura de inquérito policial contra o humorista Rafinha Bastos, do programa “CQC”, da TV Bandeirantes, para apurar suposta incitação e apologia ao crime por conta de uma piada sobre estupro.

As declarações foram feitas por Bastos em seu show de comédia stand-up e reproduzidas na revista “Rolling Stone”. Na ocasião, o humorista disse que toda mulher que reclama que foi estuprada é feia, e que o homem que cometeu o ato merecia um abraço, e não cadeia.

O pedido de inquérito é da promotora de Justiça Valéria Diez Scarance Fernandes, coordenadora do Núcleo de Combate à Violência Doméstica e Familiar.

No ofício, a promotora diz que o humorista compara publicamente o estupro a “uma oportunidade” para determinadas mulheres e o estuprador a um benfeitor, digno de “um abraço”. “O estupro é um crime. O estuprador é um criminoso que deve ser punido e não publicamente incentivado”, diz Fernandes.

A requisição de instauração de inquérito é resultado de representação feita à Promotoria pela coordenadora do Núcleo Especializado de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher, da Defensoria Pública do Estado de São Paulo, Thais Helena Costa Nader.

Contatada, a assessoria de imprensa de Rafinha Bastos ainda não se posicionou sobre o caso.

REPÚDIO – Em maio, a Secretaria de Políticas para as Mulheres fez uma nota de repúdio, condenando a piada de mau gosto. De acordo com a nota: “Estupro é crime hediondo e não requer, em nenhuma hipótese, abordagem jocosa e banalizada. Vale lembrar que qualquer mulher forçada a atos sexuais, por meio de violência física ou ameaça, tem seus direitos violados. Não há diferenciação entre as vítimas e, tampouco, a gravidade e os danos deste crime diminuem de acordo com os atributos físicos de quem sofreu este tipo de agressão. Assim, a SPM condena a banalização de tais preconceitos, explícitos nas piadas do “humorista”. Sendo um órgão que visa, sobretudo, enfrentar a desigualdade para promover a igualdade entre os gêneros, a Secretaria repudia esse tipo de “humor” e qualquer forma de violação dos direitos das mulheres. Humor inteligente e transgressor não se faz com insultos e nem preconceitos.

A sociedade não quer voltar a era da intolerância e, sim, dar um passo adiante”.

A anedota de foi criticada pelo Conselho Estadual da Condição Feminina de São Paulo, órgão institucional formado por representantes da sociedade e do poder público, que divulgou nota de repúdio contra o humorista.

“A liberdade de expressão, direito previsto constitucionalmente, encontra limite quando em choque com outro direito, que é o da dignidade da pessoa humana, que está acima de qualquer outro”, diz a nota. O conselho viu na piada de Bastos conteúdo machista e preconceituoso, “encorajando homens, bem como fazendo parecer que o crime de estupro, hediondo por sua natureza, não seja punível”.

A piada sobre estupro do humorista também foi alvo da Marcha das Vadias. Em São Paulo, as manifestantes fizeram protesto em frente ao Comedians, clube de comédia de Rafinha Bastos e Danilo Gentili. No Rio, o humorista foi vaiado por conta das declarações.

___________
Publicidade

Tags:   · · · · · 11 Comments

Leave a Comment

11 responses so far ↓

  • […] Rafinha Bastos intimado a depor na delegacia por suas piadas de apologia ao estupro […]

  • [...] Rafinha Bastos intimado a depor na delegacia por suas piadas de apologia ao estupro [...]

  • Espero que realmente aconteça alguma coisa com esse cara! que tudo isso que estão fazendo contra ele dê em alguma coisa que ele realmente seja preso julgado e condenado pois o Brasil precisa de atitudes que combatam pessoas como ele que encentivam violência gratuita, hoje o número de mulheres estrupadas e mortas tem crescido cada vez mais devemos isso a nossa cultura machista que nós tem como alvo fácil e por isso se sentem no direito de fazer o que quiserem, Rafinha Bosta é tão criminoso quanto os estupradores que ele apoia, pois talvez ele não saiba mas tem cidades no Brasil em que aconteça pelo menos um estupro por dia! Esperamos alguma atitude de nossos governantes!!!!

  • Está mais que na hora dos grupos de defesa da mulher revisarem o que se entende por “liberdade de expressão”.Quem eu mais vi defendendo este crápula foi homem,ou seja,o homem brasileiro está voltando a acreditar que fazer violência contra nós é um “direito defendido por lei”.Se alguma coisa não for feita,é bem capaz de criarem leis que justificam estupro.

  • oi Alê, vou corrigir, obrigada :)

  • se eu não me engano são 3 denuncias diferentes até agora: a que eu fiz ao Nudem, da Ouvidoria da Defensoria Publica de São Paulo, tem a da SPM e acho que o Conselho Estadual da Condição Feminina tb entrou com denuncia contra ele.

  • Frô, essa convocação do Rafinha é resultado da denuncia que fiz ao Nudem, da Defensoria Publica e não da SPM.
    beijos
    Alê

    “A requisição de instauração de inquérito é resultado de representação feita à Promotoria pela coordenadora do Núcleo Especializado de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher, da Defensoria Pública do Estado de São Paulo, Thais Helena Costa Nader.”

  • Vocês repararam que até o Danilo Gentili tá pegando mais leve no programa dele? Só o Rafinha que ainda não aprendeu. O que a esposa dele tem a dizer sobre isso? Coitada dela…

  • … o que este governo esta esperando para colocar esta gente na cadeia??? não tem um canal de televisão mediano é tudo uma porcaria… e os idiotas que la trabalham… TODOS!!!!

    … o que eu não consigo entender é como milhares de pessoas conseguem ficar ouvindo todo dia aquelas idiotices televisivas, com gente falando com vozinha de idiota que é mesmo para idiotizar… e tem canal ainda que alem de todas as idiotices fica repetindo aquelas bobagens biblicas,,, Pelo sangue de Jesus, só Deus mesmo, como diria a vizinha aqui…

    … o documentario Criança a Alma do Negócio elucida um pouco o que a porcaria da televisão – com seus talentosos… – influencia….

    http://www.youtube.com/results?search_query=crian%C3%A7a+a+alma+do+negocio&aq=f

    … este artista ae – hj todo mundo é artista ou quer ser…. – ja era para estar na cadeia junto com o dono da emissora se houvesse justiça…

  • E sinto que falta pouco para que pessoas influentes comecem a ressucitar as teorias de Cesare Lombroso. Aí será o fim.

  • conceiçaõ

    posso dar um pitaco aparentemente fora do tópico?

    eu disse aparentemente por que este traste acima é fruto de uma mídia de quinta que se aproveita da desregulamentação.

    então vamos lá:

    a mídia está pisando em ovos no caso murdoch e a blogosfera, reconheço, está noticiando legal. Li aqui e em outros blogs ( o observatório da imprensa tá cobrindo super bem) mas acho que algo está passando meio que batido.

    com exceção do eduardo guimarães (post de hoje) estamos falando pouco dos tentáculos deste cidadão kane no brasil.

    aliás, se não me engano, este senhor é parceiro da Globo na Sky. “Diga-me com quem andas…..”