Lula, a voz do Brasil que nunca teve voz

Maria Frô
Por Maria Frô outubro 30, 2011 08:07

A voz do Brasil que nunca teve voz

Saul Leblon, Carta Maior

30/10/2011

Lula completou 66 anos esta semana: a metade deles emprestando a voz rouca e grave à defesa da democracia e da justiça social no seu país e no mundo. Avant la lettre, ele deu voz à ‘primavera árabe’ brasileira. Mesmo quando lhe faltaram microfones, nas assembléias históricas da Vila Euclides, no ciclo das grandes greves do ABC paulista, nos anos 80, a voz rouca e grave se propagou através de outras vozes para se fazer ouvir em todos os cantos e lares mais humildes do vasto território nacional.

A economia e a sociedade que essa voz ajudou a construir hoje falam por ele. E torcem por ele, na certeza de que ele ainda falará por ela durante muito tempo, como líder político incontestável da grande frente progressista que deu voz a um Brasil que nunca antes teve voz nem vez na política e no poder.

Na campanha de 2002, num discurso emocionado, quando a vitória ainda era incerta, Lula disse que se considerava uma obra coletiva do povo brasileiro. E que assim persistiria , fosse qual fosse o resultado da disputa. De fato. Lula se transformou no intérprete mais fiel das lutas e sonhos da gente brasileira, a ponto de o seu nome ter se incorporado ao vocabulário nacional (‘agora é Lula!’) como uma espécie de sinônimo do orgulho, da resistência e do discernimento de uma população que, ao seu modo, nele se enxergou como fonte de poder e de direitos .

Essa força tamanha não vai silenciar. Não apenas porque Lula em breve voltará a expressá-la, mas porque em qualquer tempo, e em qualquer lugar , sempre que interesses de uma elite anti-social e demofóbica ameaçarem as conquistas e anseios dessa gente, haverá quem cante, assovie, murmure ou mencione o refrão que enfeixa um punhado de significados e entendimentos, todos eles porém imiscíveis com a prepotência e a humilhação que encontrou nesta voz um contraponto de alteridade e hegemonia que as ruas dificilmente esquecerão: ‘olê, olê, olê, olá, Lula, Lula…’

__________
Publicidade

Comentários

Comentários

Maria Frô
Por Maria Frô outubro 30, 2011 08:07
Escrever um comentário

6 Comentários

  1. Victor Farinelli outubro 30, 14:59

    Pergunta aos odiosos: quando o Serra levou uma bolinha de papel na cabeça, foi fazer tomografia no SUS ou numa super clínica? #ForçaLula http://twitter.com/#!/vfarinelli/status/130686286787907585

    Reply to this comment
  2. Gerson Carneiro outubro 30, 19:25

    A vida como ela é:

    Um lixeiro faturou a última medalha (maratona) para o Brasil no PAN 2011.

    “Do alto de sua vassoura”

    Alô Boris Casoy!

    Reply to this comment
  3. Victor Farinelli outubro 31, 01:09

    Excelente a lembrança do Gerson!!

    Reply to this comment
  4. Gerson Carneiro outubro 31, 08:10

    Seu nome: Solonei Rocha DA SILVA.

    Medalha de Ouro – Maratona – Pan 2011

    “Do alto de sua Vassoura”

    Reply to this comment
  5. marcio ramos de almeida severiano da silva moussef minoro... outubro 31, 09:41

    … a policia continua sendo pau mandado de politicos; a impunidade reina; o crime organizado manda; a corrupção ativa e passiva está cada dia mais forte; os impostos altos; etc e tal… ninguem, nem a Dilma que fica dando bronquinha em corrupto quer acabar com esta ladroagem, se acabar acabam eles…

    e ponto. e virgula…. preconceitos a parte sobrenome Da Silva não valida nada… seguimos com Roussef dando bronquinha nos criminosos…

    CRIME HEDIONDO para politicos corruptos e toda turma – juizes, construtoras, empresarios, sindicalistas e todos que adoram a prática…. –

    … traidor(a) e puxa saco não faz falta, nas proximas eleições recicle.

    vida longa gente boa!!!!

    Reply to this comment
Visualizar Comentários

Escrever um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.
Campos obrigatórios estão marcados com*

ajude a manter o Maria Frô!

BANCO: CEF, nº 104
AGÊNCIA:  4138
OP: 013 (para depósitos feito entre a própria CEF)
CONTA : 24110-9

Fórum Semanal

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Seja amigo do Barão

Seja amigo do Barão

Posts

outubro 2011
D S T Q Q S S
« set   nov »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031