Para expressar a liberdade

Maria Frô - ativismo é por aqui

Maria Frô header image 2

Comissão de Direitos Humanos realiza diligência ao Quilombo Rio dos Macacos

junho 4th, 2012 by mariafro

Comissão de Direitos Humanos realiza diligência ao Quilombo Rio dos Macacos

Nesta segunda (4/6), a Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados realizará uma diligência para verificar os conflitos existentes no quilombo Rio dos Macacos e a Marinha, em Simões Filho (BA).

O presidente da comissão, deputado Domingos Dutra (PT-MA), acompanhado dos deputados Amauri Teixeira (PT-BA), Luiz Alberto (PT-BA) e Valmir Assunção (PT-BA), farão uma audiência pública com os moradores do quilombo localizado na mesma área em que está a base naval de Aratu. No evento, que começará às 9 horas, estará o secretário de Promoção da Igualdade Racial da Bahia, Elias Sampaio.

Após a audiência, os parlamentares serão recebidos pelo almirante Monteiro Dias, comandante da base, às 13 horas.

Os moradores do quilombo acusam militares de terem, seguidas vezes, agredido vários deles física e moralmente, feito ameaças de morte, danificado moradias e, entre outras reclamações, dificultado o direito de ir e vir, garantido pela Constituição, o que contribuiu para a morte de bebês e de gestantes. Em 22 de maio, representantes do quilombo estiveram em Brasília para entregar aos deputados da comissão cópias de boletins de ocorrências policiais com os registros oficiais das agressões e ameaças. Acrescentaram que a situação se encontrava insustentável com riscos para que o pior possa acontecer.

Para o deputado federal Valmir Assunção (PT-BA), um dos propositores da diligência, a situação com a qual se encontram as famílias diante da ofensiva da Marinha sob uma área em processo de reconhecimento como área quilombola é inaceitável.

“Acredito que a Presidenta Dilma, através dos Ministros, não pode aceitar de forma nenhuma que numa área quilombola, a Marinha utilize a força, a truculência para poder derrubar as casas das pessoas, ao mesmo tempo, destruir as casas e amedrontar as famílias”, declarou Valmir em plenário.

O mandato de Valmir Assunção tem feito interlocução com o Ministério da Defesa para tentar resolver o problema. “É preciso ter uma decisão de Governo em relação à questão. Os relatos de derrubada de casas são chocantes e não podemos aceitar esse tipo de coisa em um  Governo nosso, um Governo do PT, que vem afirmando a necessidade dessa política dos quilombolas, dos indígenas, dos sem-terra, de cotas, da questão racial”, completou o deputado.

Informações: 61- 32153739; 71- 96498720

Publicidade

Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputado no quilombo Rio dos Macacos

Rio dos Macacos mais uma vez na mira truculenta, cadê Jaques Wagner?

Carta dos Quilombolas do Rio dos Macacos

QUILOMBO RIO DOS MACACOS denuncia violência da Marinha; 2º DN desmente

VILMA REIS: A Marinha do Brasil, não pode tomar o Território de Rio dos Macacos

Eu sou Quilombo dos Macacos

Denúncia: Quilombolas do Rio dos Macacos acusam Marinha brasileira de assassinato

Bahia: Quilombolas do Rio dos Macacos corre risco de expulsão

Adiado o despejo na Comunidade Quilombola Rio dos Macacos

Guell Adún: Seja Quilombo Rio dos Macacos você também
______________
Publicidade

Tags: 1 Comment

Leave a Comment

1 response so far ↓