Perdigão: TV pública do Ceará suspeita de censurar prefeita do PT

Maria Frô
Por Maria Frô junho 20, 2012 20:52

TV pública do Ceará suspeita de censurar prefeita do PT

Por: Alberto Perdigão

20/06/2012

O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado Roberto Cláudio (PSB) terá de se explicar ao Ministério Público Federal pelo suposto ato de censura à presidente estadual do PT e prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins. Em representação encaminhada hoje (20) ao MPF pelo Diretório Municipal, o deputado é acusado de boicotar a entrevista da prefeita, que seria apresentada na TV Assembleia. O programa, de uma hora de duração, chegou a ser anunciado no site da Assembléia, até ser retirado do ar horas antes da entrevista. Pouco antes de Luizianne Lins começar a falar, o que saiu do ar foi a própria emissora. Nenhuma explicação foi dada ao internauta ou ao telespectador. Claúdio chegou a alegar “problema técnico” a um blog de Fortaleza. Mas a entrevista não foi recolocada na grade de programação da emissora.

Respondendo ao apresentador Fábio Campos, Luizianne Lins falou de resultados positivos de sua gestão, especialmente a área da Educação, que tem como secretário o pré-candidato do PT à prefeitura de Fortaleza, Elmano de Freitas. E criticou o grupo dos irmãos Ferreira Gomes (Ciro, Cid e Ivo) pelo uso “maldoso” de dados de uma pesquisa sobre o desempenho da educação na capital. O suposto caso de censura ocorreu uma semana depois do rompimento da aliança PT-PSB. O partido do governador Cid Gomes rejeitou o nome de Elmano de Freitas para a cabeça da chapa. E passou apresentar Roberto Cláudio como pré-candidato do partido à sucessão de Luizianne Lins. O fato de a suposta censura ter ocorrido numa emissora pública de TV também foi explorado no texto da representação do PT. Veja abaixo alguns trechos.

“Essa simples justificativa, sem qualquer parecer do técnico responsável não se afigura razoável para afastar a possibilidade da prática de CENSURA perpetrada pela TV Assembleia contra a cidadã, jornalista e Chefe do Executivo Municipal, então entrevistada, Luizianne de Oliveira Lins.”

“O que se vê no presente caso, é justamente o uso de uma concessão pública para interesses próprios, qual seja, tirar sorrateiramente do ar uma TV, enquanto uma adversária política estava concedendo uma entrevista ao vivo. O interesse próprio do Presidente da Assembleia e de seu partido se sobressaiu aos interesses de toda a coletividade, em um possível ato de censura.”

“O que se constata, no presente caso, é o uso de uma concessão pública (TV Assembleia) em interesse e benefício próprio do seu responsável direto, Dep. Roberto Cláudio, que tirou do ar o referido canal de televisão exatamente durante o período em que uma adversária política sua estava concedendo entrevista ao vivo.”

“ Ou seja, estamos diante de um possível ato de improbidade administrativa, pelo uso da máquina pública em benefício próprio, através da prática reprovável da censura, em detrimento aos princípios constitucionais da liberdade de expressão e acesso à informação.”

“Tanto é verdade que no site da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (www.al.ce.gov.br), no dia 18 de junho de 2012, data da entrevista, às 11h27min, estava o anúncio da aguardada entrevista com link direto para a matéria jornalística. Pouco tempo depois, ainda na tarde da segunda-feira, o mesmo link foi retirado do ar, conforme impressão da página do site em anexo (CD 2).”

“Assim sendo, comprova-se o movimento orquestrado pela TV Assembleia para realizar uma censura prévia (já que retirou de seu site o link da matéria que anunciava a entrevista de Luizianne Lins) bem como a própria censura propriamente dita (quando, propositalmente, deixou de veicular a entrevista ao vivo).”

Comentários

Comentários

Maria Frô
Por Maria Frô junho 20, 2012 20:52
Escrever um comentário

2 Comentários

  1. David junho 20, 21:12

    Quando a gente termina de falar de coronelismo no sul do país… vem uma destas. Logo quando está terminando de comemorar a redução do espaço do coronel Jereissatti na vida pública do estado, descobre os Ferreira Gomes estão satisfeitos em ocupar este espaço.

    Reply to this comment
  2. EDVANE dezembro 28, 16:07

    POR FAVOR SE ALGUEM CONHECE O DANIEL PEDRO CABRAL
    FALA PRA ELE QUE PRECISO FALAR COM ELE
    E URGENTE SOU DE PATOS DE MINAS -mg
    (34)38257233
    edvane de oliveira moura

    Reply to this comment
Visualizar Comentários

Escrever um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.
Campos obrigatórios estão marcados com*

ajude a manter o Maria Frô!

BANCO: CEF, nº 104
AGÊNCIA:  4138
OP: 013 (para depósitos feito entre a própria CEF)
CONTA : 24110-9

Fórum Semanal

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Seja amigo do Barão

Seja amigo do Barão